O Japão emitiu um alerta de tsunami neste domingo (9), após um novo terremoto atingir a costa nordeste do país. O tremor, registrado às 16h23 no horário local (7h23 GMT), teve epicentro no mar próximo à província de Iwate e alcançou magnitude 6,2, conforme a Agência Meteorológica do Japão (JMA).
Este foi o segundo alerta emitido, antecedido por um sismo de magnitude 6,9 na região. Apesar do alto nível de alerta e alterações no nível das ondas registrados, o episódio não resultou em graves incidentes.
A emissora pública NHK informou que pequenas ondas já foram registradas e alertou a população para se afastar do litoral. Nas transmissões, o mar aparentava normalidade, apesar das orientações de precaução.
Iwate foi uma das áreas duramente atingidas pelo terremoto de 9,0 de magnitude seguido de tsunami em 2011, desastre que deixou cerca de 18.500 mortos ou desaparecidos e resultou no colapso de três reatores da usina de Fukushima, no maior acidente nuclear desde Chernobyl.
O arquipélago japonês está situado no encontro de quatro grandes placas tectônicas, na borda do Círculo de Fogo do Pacífico, região com a maior atividade sísmica do planeta. Com cerca de 125 milhões de habitantes, o país registra cerca de 1.500 terremotos por ano, na maioria das vezes de baixa intensidade, embora o impacto dependa da profundidade e do local do epicentro.













