Wagner Moura fez história ao se tornar o primeiro brasileiro indicado ao Oscar de Melhor Ator, pelo seu desempenho no filme O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho. A indicação foi anunciada na manhã desta quinta-feira (19) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que revelou os nomes concorrentes à 98ª edição do evento, marcada para o dia 15 de março no Teatro Dolby, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Além da indicação individual de Moura, O Agente Secreto foi lembrado em outras três categorias: Melhor Elenco, Melhor Filme Internacional e Melhor Filme. Com isso, o thriller brasileiro alcançou um feito semelhante ao do aclamado Cidade de Deus (2009), dirigido por Fernando Meirelles, que também conquistou múltiplas indicações na premiação.
O longa de Fernando Meirelles, na época, ainda figurou entre os cinco melhores filmes do ano em categorias como Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia e Melhor Montagem. Com as quatro indicações de O Agente Secreto, o cinema brasileiro reafirma sua presença e reconhecimento internacional, reforçando a qualidade e a relevância de suas produções.

