O Sindicato dos Urbanitários de Alagoas participou, no dia 08 de janeiro, de um ato público realizado em Maceió em defesa da democracia e contra a tentativa de golpe ocorrido nesta mesma data de 2023.
Durante o evento, a presidenta dos Urbanitários, Dafne Orion, reafirmou o compromisso do sindicato com a cidadania e a preservação das instituições democráticas: “O Sindicato dos Urbanitários é um Sindicato Cidadão e tem como um dos seus pilares de sustentação a luta pela democracia”, declarou.
Para a presidenta, o momento foi de celebração. “A vitória da democracia foi o que possibilitou que o Brasil tivesse tantos avanços. Como por exemplo a isenção do imposto de renda para maior parte da classe trabalhadora”, destacou Dafne.
O ato foi promovido pelo Partido dos Trabalhadores – PT/AL e teve a participação de outros partidos políticos, movimentos sociais e sindicais e contou com a presença de dirigentes nacionais e líderes estaduais como o ex-ministro José Dirceu.
O ex-ministro realizou uma análise histórica sobre os ataques golpistas contra o estado democrático de direito no Brasil. Em sua fala, Dirceu lembrou que o golpismo é uma tendência recorrente das elites políticas e financeiras antidemocráticas, desde antes da Ditadura Militar instaurada em 1964.
Ressaltou ainda a importância da mobilização popular e da unidade dos setores democráticos da sociedade brasileira: “As tentativas de golpe são contínuas e nunca faltará atores para fomentar o caos e afrontar as instituições democráticas, bem como as lideranças brasileiras que atuam na preservação da democracia e na permanente defesa da classe trabalhadora e do progresso social do País”, afirmou.
A escolha do dia 08 de janeiro para a realização do ato teve caráter simbólico, em referência direta aos ataques golpistas contra os Poderes da República, em Brasília, em 2023 – episódio que se tornou um marco na luta pela defesa do regime democrático no Brasil.

