Banner
Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    domingo, 21 dezembro
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    ANUNCIE
    • INÍCIO
    • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • BRASIL
    • CIDADES
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • MUNDO
    • Municípios
    • Política
    • SAÚDE
    • Turismo
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    Home»ÚLTIMAS NOTÍCIAS»Ucrânia derruba poderosa aeronave russa utilizando pela 1ª vez um F-16, caça dos EUA
    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Ucrânia derruba poderosa aeronave russa utilizando pela 1ª vez um F-16, caça dos EUA

    2025-06-11T08:48:35-03:000000003530202506

    Em um marco inédito no conflito entre Ucrânia e Rússia, a Força Aérea ucraniana derrubou um dos mais avançados caças russos utilizando, pela primeira vez, um jato F-16 de fabricação norte-americana. A operação ocorreu neste fim de semana e foi divulgada por veículos internacionais como o jornal alemão Bild e o britânico The Guardian.

    O abate aconteceu na região nordeste da Ucrânia, próxima à fronteira com a Rússia, e representa um avanço significativo nas capacidades militares ucranianas. O uso do F-16 marca uma nova etapa no apoio internacional ao país, especialmente no que diz respeito ao fornecimento de armamentos modernos.

    Segundo o jornal Bild, a operação teve como alvo um Sukhoi Su-35, uma das principais aeronaves de combate da frota russa e peça central na manutenção da superioridade aérea do país. A ação só foi possível graças à cooperação entre o F-16 ucraniano e uma aeronave sueca de reconhecimento Saab 340 AEW&C, que detectou e monitorou os movimentos do caça russo a longa distância.

    Com base nas informações de rastreamento repassadas pela aeronave sueca, o piloto ucraniano conseguiu lançar um míssil AIM-120 contra o Su-35. A aeronave russa foi abatida a cerca de 16 quilômetros dentro do território da Rússia, próximo à cidade de Korenevo, na região de Kursk. De acordo com relatos do Bild e de canais ucranianos no Telegram, o piloto russo conseguiu ejetar-se e sobreviveu à queda.

    O Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia confirmou que aeronaves inimigas foram derrubadas durante o fim de semana, embora não tenha divulgado detalhes específicos sobre as circunstâncias do abate do caça Su-35. A operação, no entanto, ganhou grande repercussão internacional por marcar um momento estratégico no conflito com a Rússia.

    A introdução dos caças F-16 ao arsenal ucraniano aconteceu após longas negociações e pressões internacionais para que os Estados Unidos autorizassem o envio dessas aeronaves a Kiev. Considerada essencial para equilibrar o poder aéreo frente à superioridade russa, a chegada dos F-16 representa um reforço significativo para a defesa ucraniana.

    Segundo o jornal Bild, esta foi não apenas a primeira vez que um F-16 ucraniano derrubou um caça russo, como também o primeiro registro, em quase 50 anos de existência da aeronave, de um F-16 abatendo um avião de combate russo — um feito classificado como “histórico”.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    © 2025 Direitos reservados Politica Alagoana. Desenvolvido por MOBOX TECNOLOGIA

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.