Banner
Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    quinta-feira, 18 dezembro
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    ANUNCIE
    • INÍCIO
    • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • BRASIL
    • CIDADES
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • MUNDO
    • Municípios
    • Política
    • SAÚDE
    • Turismo
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    Home»ÚLTIMAS NOTÍCIAS»Trump e Putin se reúnem no Alasca para discutir cessar-fogo na Ucrânia
    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Trump e Putin se reúnem no Alasca para discutir cessar-fogo na Ucrânia

    2025-08-15T15:51:41-03:000000004131202508

    Os presidentes Donald Trump (Estados Unidos) e Vladimir Putin (Rússia) desembarcaram nesta sexta-feira (15/8) em Anchorage, no Alasca, para participar da cúpula “Busca pela Paz”, voltada à discussão de um possível cessar-fogo na guerra da Ucrânia e das relações bilaterais entre Washington e Moscou.

    O encontro, marcado para as 11h no horário local (16h de Brasília), inclui conversas privadas, um almoço bilateral e coletiva de imprensa. Segundo a agência russa Tass, a pauta deve ser dominada por questões de segurança estratégica global. O assessor do Kremlin, Yury Ushakov, pediu cautela quanto à possibilidade de marcar novos encontros.

    A ausência de representantes ucranianos gerou críticas do presidente Volodymyr Zelensky, que afirmou:

    “É impossível falar sobre a Ucrânia sem a Ucrânia.”

    O líder de Kiev reforçou que não reconhecerá qualquer decisão tomada sem a participação do país.

    Simbolismo e objetivos políticos

    A escolha do Alasca carrega um peso histórico e geopolítico. O território foi vendido pela Rússia aos EUA no século 19 e, por sua proximidade com o território russo, serve como ponto estratégico e neutro.

    Para Putin, o simples fato de se reunir com Trump já é considerado uma vitória diplomática, interpretada como sinal de que o Ocidente não conseguiu isolá-lo. Trump, por sua vez, busca projetar a imagem de “presidente da paz”. Apesar de ter alternado críticas e elogios a Putin e Zelensky, o republicano suspendeu temporariamente parte do apoio militar a Kiev e tem oscilado no tom em relação às sanções contra Moscou. Na véspera, descreveu a reunião como um “encontro de sondagem”, afirmando que poderá decidir “em dois minutos” se há chance de acordo.

    Exigências e impassesPutin mantém como condição para o cessar-fogo o controle das áreas ocupadas nas regiões de Donetsk, Luhansk, Zaporizhzhia e Kherson, com retirada das forças ucranianas. Kiev considera as exigências inaceitáveis e acusa Moscou de preparar novas ofensivas.

    As negociações diretas entre Rússia e Ucrânia, retomadas em maio, tiveram poucos avanços. Até agora, o único resultado concreto foi a troca de prisioneiros e a devolução de corpos de soldados.

    Conversa reservada e possíveis propostas

    A cúpula será aberta com uma reunião a portas fechadas entre Trump e Putin, acompanhados de ministros e intérpretes. Embora não haja previsão de assinatura de documentos, Moscou não descarta novos compromissos, inclusive em território russo.

    Fontes internacionais apontam que Trump pretende apresentar um pacote econômico para tentar convencer Putin a aceitar um cessar-fogo. Entre as propostas, estariam acesso russo a recursos naturais no Alasca, suspensão parcial de sanções ao setor de aviação e exploração de minerais de terras raras em áreas ucranianas ocupadas — embora o presidente norte-americano tenha afirmado que não negociará territórios sem o aval de Zelensky.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    © 2025 Direitos reservados Politica Alagoana. Desenvolvido por MOBOX TECNOLOGIA

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.