O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nesta quarta-feira (15) que autorizou a CIA (agência de inteligência americana) a realizar operações secretas na Venezuela. A medida, segundo Trump, está diretamente ligada ao combate ao tráfico de drogas.
Em declaração no Salão Oval da Casa Branca, o presidente americano afirmou: “Temos muitas drogas chegando da Venezuela, e muitas delas chegam pelo mar. Vamos detê-las também por terra”.
Embora não tenha mencionado explicitamente uma tentativa de derrubar o regime de Nicolás Maduro, Trump disse que os líderes venezuelanos “estão sob pressão”. Ele acrescentou que “muitos outros países também estão” sofrendo pressão e reiterou a falsa alegação de que governos estrangeiros estariam enviando criminosos aos EUA.
A revelação de Trump confirma informações noticiadas pelo New York Times, que havia reportado a nova ordem com base em fontes do governo, indicando uma escalada nas ações dos Estados Unidos contra o regime de Maduro. No mesmo período, Trump também assinou uma diretiva secreta para que os militares atacassem cartéis de drogas na América Latina.