Banner
Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    quarta-feira, 24 junho
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    ANUNCIE
    • INÍCIO
    • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • BRASIL
    • CIDADES
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • MUNDO
    • Municípios
    • Política
    • SAÚDE
    • Turismo
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    Home»ÚLTIMAS NOTÍCIAS»Três alunas da Rede Pública Estadual vão representar Alagoas no Parlamento Juvenil do Mercosul
    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Três alunas da Rede Pública Estadual vão representar Alagoas no Parlamento Juvenil do Mercosul

    Após votação popular, três estudantes da Rede Estadual foram selecionadas para representar o estado na etapa nacional do programa Parlamento Juvenil do Mercosul, o qual acontece em Brasília, em julho. Após a etapa nacional, a delegação brasileira segue para Foz do Iguaçu, onde, de 11 a 13 de agosto, onde acontece a etapa internacional do programa, que reunirá jovens dos países membros do Mercosul para a discussão de temas como mudanças climáticas, diversidade e inclusão educacional.

    Rumo ao PJM

    Com 558 votos, Abelly Rayssa Dias Gomes (Colégio Tiradentes da Polícia Militar – Maceió), alcançou o primeiro lugar com o projeto “Escolas Esponjas” no enfrentamento das mudanças climáticas: mobilização estudantil e comunitária para a sustentabilidade”.

    “Toda a experiência foi muito gratificante e desafiadora, me fez desenvolver mais a minha comunicação. Visitei as salas da minha escola, o Colégio da Polícia Militar – Unidade Maceió, e fiz uma visita à Escola Estadual Professor José da Silveira Camerino, no Cepa “, relata.

    Em 2024, Abelly participou do Daqui pra o Mundo, programa de intercâmbio que levou estudantes da Rede Estadual para a Inglaterra. Ela frisa a importância que as visitas em outras escolas teve na sua trajetória.

    “Ter esse tipo de contato com esses alunos foi muito bom, pois pude explicar esses projetos e incentivá-los a participarem também nas próximas edições. Cheguei até a visitar turmas do ensino fundamental e foi incrível vê-los tão animados, vendo como poderiam ter essas experiências de aprendizagem e viagem para vários lugares através do estudo e de iniciativas públicas como essas”, destaca.

    Em segundo lugar, com 163 votos, ficou Maria Eduarda Souza Silva , da Escola Estadual Maria Liége de Albuquerque Tavares, de Junqueiro, com o projeto “Caminhos para a sustentabilidade: implementação de compostagem de resíduos e horta escolar no desenvolvimento da educação ambiental”.

    Com o objetivo de seguir a área da comunicação, a estudante relata como acredita que a experiência a trará inúmeros aprendizados para o caminho que deseja seguir.

    “Eu creio que participar do PJM vai abrir muitas áreas de aprendizado, como a política e o debate de assuntos importantes da sociedade. Então a oportunidade de ir e de representar minha cidade, Junqueiro, será transformadora” ressalta Maria.

    E em terceiro lugar, com o projeto “Lima Castro, uma escola energeticamente autônoma” e 158 votos, ficou Carla Tawany Ferreira dos Santos , da Escola Estadual Professor Lima Castro, de Coruripe.

    Ela diz que sua participação, enquanto estudante, será uma experiência marcante em sua formação, buscando novos conhecimentos e perspectivas de mundo. “Creio que essa experiência influenciará minhas decisões futuras, pois a formação adquirida será carregada com amor e me capacitará para melhorias contínuas”, estima.

    Sobre o PJM

    O Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) é uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul (SEM) que proporciona aos jovens estudantes de redes públicas dos países membros e associados do bloco um espaço de encontro e diálogo que incentiva o protagonismo juvenil para a geração de propostas sobre temáticas de interesse comum.

    Os jovens aprendem sobre o funcionamento do bloco, suas instâncias e sobre como dialogar e buscar consenso para a proposição de soluções para problemas comuns. Além de ampliar seus conhecimentos, os estudantes vivenciam o funcionamento das instituições democráticas e participam de debates construtivos que lhes permitem fortalecer a capacidade de expressar suas ideias, bem como desenvolver habilidades de reflexão crítica para a formulação de propostas que reflitam suas necessidades.

    A etapa internacional 2025 do PJM ocorrerá nos dias 11, 12 e 13 de agosto, em Foz do Iguaçu, no Brasil, e contará com a participação de estudantes representantes das províncias, departamentos ou estados dos países membros do Mercosul. Podem participar estudantes de escolas públicas que frequentaram regularmente, no ano de 2024, a 1a ou 2a série do ensino médio, das modalidades ou do ensino técnico integrado ao ensino médio em escolas públicas da rede municipal, distrital e estadual de educação. O tema do projeto é “A integração regional e as mudanças climáticas”.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    © 2026 Direitos reservados Politica Alagoana. Desenvolvido por MOBOX TECNOLOGIA

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.