O vereador de Maceió, Delegado Thiago Prado, utilizou a tribuna da Câmara Municipal nesta terça-feira (23) para chamar a atenção do poder público e da sociedade sobre o crescimento do número de crianças em situação de mendicância na capital alagoana.
“Essa prática está frequentemente associada à exploração infantil, à negligência e à vulnerabilidade social das famílias. Por isso, exige uma resposta articulada do poder público e da sociedade civil. Esse cenário representa uma grave violação dos direitos garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), especialmente no que diz respeito à dignidade, à integridade física e psicológica e ao direito à convivência familiar e comunitária”, destacou o vereador.
Thiago Prado ressaltou que já protocolou um projeto de lei que proíbe a utilização de crianças e adolescentes em espaços públicos para fins de captação de recursos financeiros.
Ele também afirmou ter se reunido com a juíza da 28ª Vara Cível da Capital, Fátima Pirauá, com o objetivo de articular ações conjuntas que envolvam o poder público na busca de soluções para o problema.