O terminal de passageiros do Porto de Maceió (TPMM) foi arrematado nesta quarta-feira (22), em leilão realizado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), em São Paulo. O Consórcio Britto-Macelog II venceu o certame ao oferecer o lance de R$ 50 mil pela outorga. O contrato de concessão terá duração de 25 anos.
De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), o terminal é um dos principais pontos de recepção de cruzeiros marítimos do Nordeste e deverá receber investimentos estimados em R$ 3,75 milhões. O objetivo é transformar o espaço em um polo estratégico do turismo marítimo nacional, fortalecendo a economia local e aprimorando a experiência dos passageiros.
Atualmente, o terminal de Maceió movimenta mais de 100 mil passageiros por temporada. Com as obras previstas, a capacidade de atendimento — hoje limitada a 612 passageiros por dia — será ampliada de forma gradual, além de permitir a atração de novas rotas e companhias marítimas.
Com área total de 5.678,23 metros quadrados, o projeto de modernização prevê melhorias estruturais e operacionais, como a construção de um novo estacionamento com 112 vagas, pavimentação e sistema de drenagem em uma área de 3.050 metros quadrados.
O consórcio vencedor também será responsável pela aquisição de novos mobiliários e equipamentos de apoio, incluindo cadeiras, mesas, sofás e sistemas de controle de passageiros e bagagens. Serão instalados ainda novos equipamentos de segurança e combate a incêndio.
Segundo o MPor, todos os bens incorporados durante o período de concessão serão revertidos ao poder público ao final do contrato, assegurando padrões de qualidade e conforto equivalentes aos dos principais destinos internacionais de cruzeiros.