O Superior Tribunal Militar (STM) deu posse nesta terça-feira (30/9) à segunda mulher como ministra em seus 217 anos de história. Verônica Abdalla Sterman assumiu o cargo, substituindo o ministro José Coêlho Ferreira, em uma cerimônia marcada por reflexão e gratidão.
A nova ministra destacou o simbolismo de sua posse. “Hoje sou a segunda mulher a assumir este Tribunal desde sua fundação. Esse dado já diz muito e é preciso que nos leve a uma reflexão”, discursou Sterman. A primeira mulher a integrar a Corte foi Maria Elizabeth Rocha, atual presidente do STM, empossada em 2007.
Sterman expressou profunda gratidão por ter sido indicada pelo presidente Lula justamente no Dia Internacional da Mulher (8 de março), um gesto que “carrega simbolismo e responsabilidade”. Ela reafirmou seu compromisso com “a defesa da legalidade e da Justiça”.
A presidente do STM, Maria Elizabeth Rocha, enalteceu a importância do momento: “Quis o destino que fosse eu a empossá-la, ao lado do Presidente da República que nos nomeou, em um gesto que reafirmou o compromisso democrático de privilegiar vivências distintas em prol do processo civilizatório nacional”.
A cerimônia reuniu autoridades dos Três Poderes, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin, e ministros do STF, como Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin, além de ministros de Estado e os comandantes das Forças Armadas.