A qualidade dos serviços prestados pela Equatorial Energia foi duramente criticada na sessão da Câmara de Maceió nesta quinta-feira (22). O debate, levantado pelo vereador Allan Pierre (MDB), ganhou o apoio de outros parlamentares, que exigiram mais responsabilidade da empresa. O vereador Rui Palmeira (PSD) sugeriu, inclusive, que a diretoria da Equatorial seja convocada para prestar esclarecimentos ao Legislativo municipal.
“Nos últimos dias em Maceió, com essa chuva que vem causando transtornos, tem acontecido um verdadeiro caos na eficiência energética para o consumidor da capital. São escolas que estão sem aulas, residências e empreendimentos sem energia, tanto na parte baixa quanto no Benedito Bentes, gerando diversos prejuízos. A Equatorial é a concessionária que presta esse tipo de serviço, e tem causado prejuízos não somente nesse período de chuvas”, criticou Allan Pierre.
O debate iniciado pelo vereador Allan Pierre repercutiu entre os demais parlamentares. A vereadora Teca Nelma (PT), por exemplo, criticou a Equatorial, afirmando que a empresa parece “esquecer que o período chuvoso chega em Maceió” e que “fecha o canal de diálogo com o consumidor”.
A vereadora Jeannyne Beltrão (PL), por sua vez, observou que as concessões nos setores de energia elétrica e saneamento básico em Alagoas têm demonstrado que a prestação dos serviços está aquém do esperado. “Hoje nós temos escolas com equipamentos como ar-condicionados, e não se consegue ligar porque a Equatorial não consegue ligar a energia. Enquanto fiscalizadores devemos cobrar da empresa porque a população está sendo a maior prejudicada”.
O vereador Cal Moreira (PL) expressou que a privatização do serviço de energia foi prometida como uma melhoria para os consumidores, mas que a realidade tem se mostrado o oposto. Já a vereadora Silvania Barbosa alertou para as informações contidas nos recibos das contas de energia, indicando a necessidade de maior atenção à descrição dos serviços.
“São várias taxas e encargos que a população precisa saber. Quando faz o somatório, as taxas aumentam os valores da conta de energia. Desde quando a Equatorial se instalou que são as mesmas reclamações e prejuízos causados”, disse a parlamentar.
O vereador David Empregos (UB) encerrou os debates ressaltando a ineficácia do atendimento da Equatorial na resolução das demandas da população. “A empresa, mesmo utilizando inteligência artificial, não consegue ser resolutiva. Se os órgãos reguladores falham em cobrar da concessionária, cabe a nós evidenciar as falhas”, afirmou.