Shane Jett, do estado de Oklahoma, afirmou que o povo brasileiro exige o impeachment do presidente Lula e do ministro do STF Alexandre de Moraes.
O senador estadual americano Shane David Jett, de Oklahoma, manifestou apoio às manifestações realizadas neste domingo (3) em diversas cidades brasileiras. Os protestos reuniram dezenas de milhares de pessoas que pediam o impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Em publicação feita no X (antigo Twitter), Jett comentou: “3 de agosto, Brasil nas ruas. Jair Bolsonaro não pôde ir, mas o povo foi por ele. Os brasileiros exigem o impeachment de Moraes e Lula”.
O ex-presidente Jair Bolsonaro não participou dos atos por estar submetido a medidas cautelares determinadas pelo STF.
Shane Jett tem se posicionado de forma recorrente sobre a situação política brasileira. Em fevereiro deste ano, ele enviou uma carta ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, cobrando providências diante de denúncias de violações de direitos humanos no Brasil. Já em julho, o senador declarou que o país vive um “período sombrio” e acusou Moraes de agir como um “déspota moderno” ao promover o que chamou de “caça às bruxas contra vozes conservadoras”.
As manifestações ocorreram em pelo menos 20 capitais brasileiras, com grandes concentrações em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Belém, Campo Grande e Porto Alegre.

