A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS), por meio da Coordenação Geral de Saúde Bucal, reforça o cuidado integral com a Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal, celebrada de 01 a 07 de novembro. O objetivo é conscientizar a população sobre a doença, seus sinais e sintomas.
Atualmente, 68 das 74 unidades de saúde da capital oferecem atendimento odontológico. No PAM Salgadinho, os atendimentos no bloco F incluem promoção, prevenção, e diagnósticos de câncer de cabeça e pescoço, ampliando o acesso a cuidados especializados.
Ducy Lily Farias, coordenadora geral de Saúde Bucal, destacou a importância da campanha: “Quanto mais cedo o câncer bucal é identificado, maiores são as chances de cura e melhor a qualidade de vida do paciente”. Ela também ressaltou o avanço nos serviços especializados do PAM Salgadinho, que passou a ter mais de onze consultórios no bloco F, oferecendo todas as especialidades odontológicas e garantindo o cuidado integral preconizado pelo SUS.
A principal porta de entrada para o serviço é a Atenção Primária (UBS e USF). Os atendimentos especializados, como periodontia, endodontia e cirurgia bucomaxilofacial, são acessados mediante encaminhamento e regulação pelo Sistema Pronto!.
A odontologia da SMS também está presente em diversas frentes assistenciais como o Brota na Grota, Saúde da Gente, Consultório na Rua, Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) e nas UPAs municipais, garantindo saúde bucal integral e humanizada para mais maceioenses.













