O Governo de Alagoas irá divulgar na próxima semana o cronograma oficial do maior pacote de concursos públicos da história do estado, anunciado pelo governador Paulo Dantas no Dia do Servidor Público. O pacote prevê mais de 11 mil vagas e um investimento superior a R$ 700 milhões.
A secretária de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Paula Dantas, informou que os certames serão realizados de forma isolada, respeitando as especificidades de cada carreira, e não de maneira unificada como o modelo federal. A banca organizadora escolhida é a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes).
“Cada concurso terá o seu próprio edital e cronograma, porque não há como fazer um modelo unificado […] já que, aqui, estamos tratando de cargos de áreas-fim — como Saúde, Educação e Segurança Pública —, que têm exigências muito específicas”, explicou a secretária.
A previsão é que os primeiros editais sejam publicados ainda neste ano, com provas aplicadas até o fim da atual gestão, em 2026. Áreas como Saúde, Educação e Segurança Pública terão trâmites mais rápidos.
O governador Paulo Dantas garantiu que, apesar do rito legal, todos os concursos serão finalizados dentro do mandato. “O objetivo é fortalecer as instituições estaduais com profissionais qualificados, modernizar a gestão pública e tornar o Estado de Alagoas mais eficiente e transparente”, disse.
Entre as novidades, órgãos como Seplag, Arsal, CGE, Procon e IMA terão concursos próprios pela primeira vez. Na Segurança Pública, o governo convocará militares da reserva (1.000 vagas) e abrirá contratações temporárias (2.767 vagas) para funções administrativas, liberando mais efetivo para o policiamento ostensivo.
Distribuição de Vagas por Área (Vagas Imediatas e Reserva):
- Saúde (Sesau): 3.500 vagas;
- Educação (Seduc): 1.442 vagas (Professor e Quadro Técnico);
- Segurança (PMAL e CBMAL): 1.404 vagas;
- Polícia Civil: 300 vagas;
- Outras Áreas (PGE, Seplag, DER, Detran, Arsal, Alagoas Previdência, UNEAL, UNCISAL, IMA, CGE, Sefaz, Emater, Adeal, Procon, Fapeal): Cerca de 1.482 vagas.
- Contratações Temporárias (Administrativas) e Militares da Reserva: 3.767 vagas.













