O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta quarta-feira (8) que o governo federal está realizando estudos para avaliar a viabilidade da implantação da tarifa zero no transporte público, mas ressaltou que a medida ainda está em fase inicial e não há previsão para sua implementação até 2026.
Segundo o ministro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apenas solicitou a realização dos estudos em reunião recente com os ministros. “O presidente, na última reunião de ministros, apenas solicitou os estudos. Não há nada programado para o ano que vem, nem para este ano. Os estudos estão sendo feitos”, explicou Rui Costa, em entrevista a emissoras de rádio da Bahia.
Ele destacou que o governo ainda irá analisar os resultados para decidir se a proposta é viável e, em caso positivo, como seria financiada. “Não vamos botar a carroça na frente dos bois. Os estudos ainda serão apresentados ao presidente para avaliar eventual viabilidade ou não, e de onde virão os recursos”, completou.
A análise sobre o tema está sendo conduzida por técnicos do Ministério da Fazenda. Na terça-feira (7), o ministro Fernando Haddad afirmou que a pasta está elaborando uma “radiografia do setor” para identificar possíveis formas de financiamento.
“Estamos fazendo um mapeamento. Vamos perseverar nesse estudo para mostrar uma radiografia do setor e quais são as possibilidades de melhorar”, disse Haddad.