A prefeita Rita do Araçá, do município de Joaquim Gomes, celebrou nesta semana o início da tão aguardada duplicação da BR-101/AL, uma obra que beneficiará o trecho que atravessa a aldeia indígena Wassu Cocal. A presença da gestora no local da obra marcou a importância do projeto para o município e para a comunidade indígena.
A duplicação faz parte de um projeto maior de melhoria na BR-101/AL, abrangendo outros trechos. A assinatura do acordo para a duplicação ocorreu após anos de impasse com a comunidade indígena, que agora receberá compensações pelos impactos da obra.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, declarou em suas redes sociais sobre a duplicação: “Assumi o compromisso com o presidente Lula de priorizar essa duplicação. Era um ponto crítico, com muitos acidentes. A colaboração do Ministério Público Federal e da FUNAI foi essencial para o andamento da obra e, com isso, o Ministério dos Transportes está entregando agora um trecho mais seguro”.
Já a prefeita, que esteve no local das obras, também manifestou seus sinceros agradecimentos à parceria do ministro: “Hoje é um momento muito importante para Joaquim Gomes e para a aldeia Wassu Cocal, é um momento histórico porque vai seguir a todo o nosso país. Então, é só felicidade e agradecimento ao Estado, ao Governo Federal e ao nosso ministro Renan Filho, por essa obra espetacular que está sendo feita nesse momento”.
As melhorias previstas incluem duplicação de 12 quilômetros de rodovia em trechos descontínuos nos municípios de Joaquim Gomes, Junqueiro e São Sebastião.