O influenciador digital alagoano Rico Melquíades prestará depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Bets no Senado Federal nesta quarta-feira (14). Na noite de terça-feira (13), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu parcialmente a um pedido da defesa do influenciador e autorizou que ele permaneça em silêncio durante a oitiva, caso entenda que alguma resposta possa incriminá-lo.
Apesar do pedido da defesa para dispensá-lo do comparecimento, Rico deverá se apresentar à comissão como testemunha e terá a obrigação de colaborar com os esclarecimentos relacionados à investigação. No entanto, terá o direito de permanecer calado diante de questões que possam implicá-lo. Moraes também garantiu que ele seja acompanhado por seus advogados e possa se comunicar com eles durante todo o depoimento.
A convocação de Rico Melquíades foi solicitada pela senadora Soraya Thronicke (Podemos-MT), relatora da CPI. No requerimento, a parlamentar destacou que o influenciador é citado na Operação Game Over 2, conduzida pela Polícia Civil de Alagoas, que investiga a promoção irregular de jogos de azar online.
“É fundamental a presença dele nesta CPI para esclarecer como são estruturadas as campanhas de divulgação de jogos ilegais, quais são os vínculos entre influenciadores e essas plataformas, e os impactos negativos dessas práticas, especialmente entre os grupos mais vulneráveis da população”, afirmou a senadora.
Também está marcada para esta quarta-feira a oitiva da advogada Adélia de Jesus Soares, ex-participante do Big Brother Brasil 2016. No entanto, o ministro Dias Toffoli, do STF, concedeu habeas corpus que a desobriga de comparecer à comissão.