Banner
Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    sexta-feira, 19 dezembro
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    ANUNCIE
    • INÍCIO
    • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • BRASIL
    • CIDADES
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • MUNDO
    • Municípios
    • Política
    • SAÚDE
    • Turismo
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    Home»Política»Reviravolta: oposição articula uma só chapa de deputado estadual em AL
    Política

    Reviravolta: oposição articula uma só chapa de deputado estadual em AL

    2025-12-19T06:18:00-03:000000000031202512
    Deputados no plenário da Assembleia Legislativa. Foto: Edivaldo Junior.

    Uma informação de bastidor, revelada em primeira mão ao Blog do Edivaldo Júnior, indica que a oposição em Alagoas pode adotar uma estratégia inédita na disputa por vagas na Assembleia Legislativa em 2026. Um influente deputado estadual, liderança do bloco PP–União, afirmou que o grupo trabalha com a possibilidade concreta de formar um único chapão proporcional, reunindo praticamente todos os seus quadros em uma mesma legenda.

    “Nós estamos caminhando para formar um só chapão, um só bloco, seja no PP, no União ou mesmo no PL”, revelou o parlamentar, em conversa reservada com o blog.

    Segundo ele, o cenário será o mais provável se o prefeito de Maceió, JHC, confirme candidatura ao Governo do Estado. Nesse caso, a tendência seria concentrar a disputa proporcional no PL, como forma de fortalecer simultaneamente a campanha majoritária e a chapa de deputado estadual.

    “Eu acredito que, se o JHC for candidato a governador, todos nós iremos disputar a eleição para a Assembleia Legislativa pelo PL. Além de fortalecer a campanha majoritária, isso ajuda a chapa proporcional por causa do voto de legenda”, afirmou.

    Na avaliação desse interlocutor, a estratégia pode redefinir a correlação de forças na eleição estadual. A projeção feita por ele aponta para um cenário em que o bloco governista elegeria cerca de 14 deputados pelo chapão do MDB e três pela Federação PT–PCdoB–PV. A oposição, com um chapão único, poderia conquistar de nove cadeiras, restando apenas uma vaga em disputa aberta entre os blocos.

    “O desenho poderia ficar assim: 14 do MDB, três da Federação Brasil e nove da oposição. Uma última vaga ficaria em aberto, podendo cair para qualquer um desses grupos, dependendo do desempenho de última hora”, avaliou.

    O deputado argumenta que a principal motivação para essa estratégia é a dificuldade atual de formar chapas com os chamados “rabos de chapa” — candidatos com menor densidade eleitoral, mas fundamentais para atingir o quociente.

    “Essa é uma eleição diferente. Tem pouca gente disposta a disputar mandato de forma realmente competitiva. Por isso, achamos que é melhor reunir forças em um grande bloco do que dividir em dois ou três partidos”, explicou.

    Se confirmada, a estratégia representará uma mudança relevante na lógica tradicional das eleições proporcionais em Alagoas e pode transformar o PL — ou o partido que abrigar o chapão — no principal polo de resistência ao grupo do governo na disputa pela Assembleia Legislativa em 2026.

    Fonte: Blog de Edivaldo Junior

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    © 2025 Direitos reservados Politica Alagoana. Desenvolvido por MOBOX TECNOLOGIA

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.