O governador de Alagoas, Renan Filho, anunciou nesta sexta-feira (26) que pode recomendar a suspensão das cirurgias eletivas (planejadas) na rede pública hospitalar para concentrar esforços na assistência aos pacientes com covid-19. Diante do aumento de casos de infecção pelo coronavírus, que tem colocado Alagoas na segunda onda da epidemia, o governador também falou em não autorizar o retorno das aulas presenciais, o que vai recomendar aos municípios.
Renan Filho esteve reunido nesta manhã com o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC), para discutir medidas mais rigorosas para o enfrentamento da pandemia. Eles descartou, no entanto, o fechamento da economia (comércio, indústria e serviços) neste momento em que o estado está em alerta.
“Nós vamos evitar, nesse primeiro momento, adotar medidas drásticas de fechamento da economia, mas vamos iniciar um processo de alerta para o cidadão e de intensificação de novas medidas para que a gente contenha o avanço da pandemia”, informou.
Nesta tarde, o governador está reunido com técnicos que vão auxiliar na tomada de decisões. Renan Filho também confirmou que vai ampliar leitos direcionados aos pacientes com covid-19.
“O Governo do Estado vai ampliar leitos e nós estamos alertando aos cidadãos que é fundamental que colaborem com as medidas de proteção individual para que os leitos ampliados possam atender as pessoas”, reforçou o governador. Outra questão que está sendo reavaliada é a volta às aulas na rede estadual.
Além do governador e do prefeito de Maceió, participaram da reunião os secretários estadual e municipal de Saúde, Alexandre Ayres e Pedro Madeiro, respectivamente; os secretários de Estado da Educação, Fábio Guedes, e do Gabinete Civil, Fábio Farias; e o secretário de Governo do Município, Francisco Sales.
Com 66% dos leitos de UTI ocupados na capital, o prefeito de Maceió disse que a situação é de alerta. João Henrique Caldas afirmou que o fundamental, neste momento, é fortalecer o sistema de saúde.
Fonte – Extra

