Diante das fortes chuvas que vêm castigando diversos municípios de Alagoas nos últimos dias, o senador Renan Calheiros (MDB) anunciou uma série de ações emergenciais para auxiliar as cidades mais afetadas, especialmente Rio Largo, na Região Metropolitana de Maceió, e São Luís do Quitunde, na Região Norte do estado.
Nas redes sociais, o parlamentar relatou que está em contato direto com o governador em exercício, Ronaldo Lessa (PDT), além de manter articulações com o governo federal.
“Várias cidades de Alagoas estão sendo castigadas pelas chuvas, com alagamentos, desalojados e transbordamentos. É fundamental neste momento seguir as orientações da Defesa Civil. Estamos recebendo os prefeitos, acompanhando a situação e cobrando providências em todos os níveis”, escreveu.
Em Rio Largo, onde 75 pessoas ficaram desalojadas após as inundações, Renan Calheiros afirmou que já acionou o governo estadual e buscará recursos federais para mitigar os danos e investir em infraestrutura.
“Vou manter contato com o governo federal e o que precisar ser feito, nós vamos fazer para melhorar a condição de sobrevivência do nosso povo rio-larguense. Quero viabilizar recursos para drenagem, pavimentação e saúde”, destacou.
O prefeito de Rio Largo, Carlos Gonçalves (PP), agradeceu o apoio do senador e do governo estadual. “Recebi a ligação do senador e estou transmitindo essa mensagem aos irmãos de Rio Largo. Saber que podemos contar com essa força nos dá a certeza de que estamos no caminho certo”, afirmou. Segundo ele, o município registrou mais de 400 milímetros de chuva em apenas quatro dias.
Já em São Luís do Quitunde, município mais afetado pelas chuvas até o momento, com 152 pessoas fora de casa – sendo 136 desabrigadas e 16 desalojadas –, Renan também se comprometeu a atuar junto aos entes públicos para garantir assistência emergencial e reconstrução dos danos.
“Vamos fazer uma assistência direta à população atingida e recuperar todos os prejuízos que São Luís e a região norte estão enfrentando”, declarou.
As medidas emergenciais incluem envio de recursos para infraestrutura, auxílio às famílias desabrigadas e articulação para garantir o suporte necessário da Defesa Civil Nacional.
Fonte: GazetaWeb