Relator do PL da Anistia, o deputado Paulinho da Força (Solidariedade) afirmou nesta sexta-feira (19), em entrevista à CNN, que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deverá ser beneficiado caso o texto seja aprovado no Congresso.
De acordo com o parlamentar, o projeto prevê a redução de penas relacionadas a alguns crimes imputados aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro. “Não vai servir só para o Bolsonaro, mas para todos. Alguns crimes serão beneficiados”, declarou ele.
No último dia 11 de setembro, Bolsonaro, em prisão domiciliar desde 4 de agosto, foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por participação em uma trama golpista.
Paulinho da Força afirmou que o objetivo é reduzir parte das punições para agradar tanto ao Congresso quanto à opinião pública. “O que a gente precisa é beneficiar uma parte das pessoas, reduzindo as penas. Eu preciso agradar a maioria do Congresso e a maioria do povo brasileiro que quer uma vida diferente dessa polarização”, disse.
O relator também informou que pretende ouvir todas as bancadas da Câmara na próxima semana antes de levar o texto à votação. Ele ressaltou que crimes contra a democracia e contra o Estado de Direito não serão contemplados na proposta.