O rapper Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, 25 anos, conhecido como Oruam, foi transferido para a penitenciária Serrano Neves (Bangu 3A), no Complexo de Gericinó, na zona oeste do Rio de Janeiro, onde estão detidos integrantes do Comando Vermelho. A transferência ocorreu na noite de segunda-feira (22), antes mesmo da audiência de custódia marcada para esta quarta-feira (23), que avaliará a legalidade da prisão.
Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), Oruam foi colocado em uma cela isolada e está recebendo a alimentação padrão da unidade. A penitenciária abriga alguns dos nomes mais perigosos da facção, como My Thor, Criam de Belford Roxo, Léo Barrão, Choque e Naldinho, líderes do tráfico da mesma geração de Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, pai do artista e considerado chefe do Comando Vermelho.
O local também recebeu o funkeiro MC Poze do Rodo, 26, preso em maio sob suspeita de apologia ao crime e ligação com o tráfico de drogas.O que disse OruamAo se entregar à Polícia Civil, Oruam gravou um vídeo pedindo desculpas aos fãs:
“Só pedir desculpa mesmo. Dizer que eu amo muito meus fãs. Eu vou dar a volta por cima, tropa. Estou com Deus e tá tranquilão. Sou forte!”
Mais cedo, ele já havia publicado outra mensagem afirmando que provará sua inocência.
“A todos vocês que gostam de mim, vou me entregar, tropa. Não sou bandido, valeu? Desculpas a todo mundo, que eu errei. Vou me entregar e provar que não sou bandido, vou dar a volta por cima com a minha música.”
Como foi a prisão
A prisão preventiva do cantor foi decretada após ele ser acusado de atacar policiais e facilitar a fuga de um suspeito de roubo de veículos, na noite de segunda-feira (21), em sua casa no Joá, zona oeste da capital fluminense.
De acordo com a Polícia Civil, agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) monitoravam o suspeito, que estava no imóvel. Ao ser abordado, Oruam teria incentivado outras pessoas a atacarem os policiais com pedras e paralelepípedos, chegando a danificar uma viatura e ferir um agente.
O rapper também teria ameaçado o delegado Moyses Santana, titular da DRE, mencionando ser filho de Marcinho VP.
Quem é Oruam
Oruam é o quarto filho de Marcinho VP, preso desde 1996 e considerado um dos líderes do tráfico no Rio. Apesar do histórico criminal do pai, Oruam construiu uma carreira de sucesso na música, com mais de 10 milhões de ouvintes mensais no Spotify. Seu hit “Oh Garota Eu Quero Você Só pra Mim” foi a música mais tocada no Brasil em janeiro.
O artista já se apresentou em grandes festivais, como Lollapalooza e Rock in Rio, além de ser uma das atrações musicais do cruzeiro organizado pelo jogador Neymar.
Polêmico, Oruam já chamou atenção ao se apresentar com uma camiseta estampando o rosto do pai e a palavra “liberdade”. Ele também tem tatuado na barriga os rostos de Marcinho VP e Elias Maluco, traficante morto em 2020, condenado pela morte do jornalista Tim Lopes.