Professores e servidores administrativos da rede estadual de educação de Alagoas vão receber, ainda neste mês de julho, os valores retidos dos precatórios do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação e Valorização do Magistério (Fundef). Ao todo, cerca de 27 mil profissionais serão contemplados, conforme informou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), Izael Ribeiro.
A liberação dos recursos, que soma R$ 31 milhões para rateio com os professores e R$ 2,7 milhões para os funcionários administrativos, faz parte da pauta de reivindicações da categoria, que atualmente está em greve. A paralisação das atividades nas escolas estaduais segue até que as negociações com a Secretaria de Estado da Educação (Semed) avancem em torno dos 22 itens listados pela categoria.
De acordo com o Sinteal, o pagamento seguirá um calendário definido pela Semed: os professores devem receber os valores nos dias 28 e 29 de julho, enquanto os funcionários administrativos terão os depósitos realizados nos dias 30 e 31.
Uma nova rodada de negociação entre representantes do Sinteal e da Semed está marcada para esta sexta-feira (25). A expectativa é que o encontro possa resultar em um acordo que leve ao encerramento da greve e à retomada das aulas na rede pública estadual.