Na manhã dessa segunda-feira (8), o Centro Universitário Cesmac concedeu o título de Doutor Honoris Causa aos professores Douglas Apratto e Iara de Xavier. A cerimônia solene aconteceu no Centro Cultural Reitor João Sampaio, no campus localizado no bairro do Farol, em Maceió.
A homenagem é uma das mais relevantes outorgadas pela instituição. Com ela, o Cesmac reconhece trajetórias marcantes de profissionais que contribuíram significativamente para o avanço da educação superior, tanto em aspectos acadêmicos quanto sociais.
Com emoção, o professor Douglas Apratto, atual vice-reitor da universidade, expressou sua gratidão pela honraria, apesar de ter inicialmente se posicionado contra a homenagem em sua direção. Ele destacou o carinho e respeito pela instituição que o acompanha ao longo de sua vida profissional.
“É um sentimento de gratidão, de emoção, de tumulto no coração, porque mais uma homenagem é prestada a mim pela minha instituição, o Cesmac. Sob protesto, porque o Conselho Universitário decidiu, eu fui contrário”, afirmou, com modéstia, ao comentar a decisão.
A história de Douglas Apratto com a educação começou cedo. Ele recorda que iniciou sua carreira aos 13 anos, dando aulas em São Miguel dos Campos, inspirado pela mãe, que também era professora. Desde então, dedicou sua vida ao ensino, deixando um legado marcante na formação de gerações.
“Eu segui essa carreira e me dei muito bem porque eu sempre procurei fazer o melhor, fazer as coisas com amor e dedicação irrestrita. E hoje é um dia que eu tenho que parar um pouco e ver a minha trajetória lá atrás. Menino, de São Miguel dos Campos, que veio para Maceió. E como disse Júlio César: ‘Vim, vi e venci’”, ressalta ele, agradecendo ao Cesmac pela homenagem.
Durante seu discurso, o professor Douglas Apratto destacou que mantém o vigor e a vontade de continuar realizando sonhos e projetos voltados à educação e à cultura — áreas às quais sempre esteve profundamente ligado. Ele relembrou a forte influência da mãe, professora primária, em sua escolha pelo magistério, contrastando com a trajetória do pai, que era vendedor de feira. “Graças a ela, eu me despertei para o magistério”, afirmou emocionado.
Por sua vez, a professora Iara de Xavier também expressou sua gratidão ao receber a honraria. Reconhecida nacionalmente por sua atuação na Educação, ela possui uma trajetória sólida como pesquisadora e gestora, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento do ensino superior no país.
“É uma distinção acadêmica, uma honraria e eu me sinto muito grata. Porque estou aqui desde 2010 nessa parceria de sucesso. Nesses anos todos eu aprendi muito. Foi muita troca, muita informação e mais que isso: deixou de ser uma parceria de trabalho e virou uma parceria da família. Eu me sinto da família Sampaio, me sinto da família Cesmac”, explanou a professora.
João Sampaio Neto, pró-reitor de Planejamento do Cesmac e presidente da cerimônia, destacou que o título de Doutor Honoris Causa é uma honraria concedida pelo Conselho Universitário em nome de toda a comunidade acadêmica. Segundo ele, a homenagem é destinada a personalidades cuja trajetória de vida e contribuições significativas às instituições e à sociedade as tornam referências em suas áreas de atuação.
“O professor Douglas Apratto é uma pessoa que tem uma história de vida fabulosa. Até pela sua formação em História, ele é um educador nato, um homem ligado à cultura, um intelectual, uma referência alagoana e, pode-se dizer, que para o nosso país”, afirma ele ao falar sobre o alagoano.
João Sampaio Neto, pró-reitor de Planejamento do Cesmac, destacou a relevância da professora Iara de Xavier, ressaltando sua atuação nacional no campo da educação. Segundo ele, Iara é uma grande especialista que exerce forte influência acadêmica não apenas em Alagoas, mas em todo o país.
“Ela traz consigo uma assessoria valiosa para o Cesmac por meio da ABMES, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. São duas pessoas, além de muito competentes, muito queridas por todos nós”, afirmou, referindo-se também ao professor Douglas Apratto.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades e personalidades que foram prestigiar os homenageados. Entre eles, o procurador-geral do Ministério Público de Alagoas e coordenador do curso de Direito do Cesmac, Lean Araújo, que definiu Apratto e Iara como referências no Ensino Superior do Estado. “A professora Iara, com projeção nacional e contribuição local, e o professor Douglas, com uma trajetória excepcional na educação de Alagoas. Uma homenagem justa”, disse.
A pianista Selma Brito também marcou presença e expressou sua admiração: “Estamos aqui de coração aberto, com toda alegria e bem-querer por todos que estão presentes”. Já Cristina Suruagy, diretora executiva de Educação, Inovação e Tecnologia do Sesi/Senai, destacou o legado deixado por ambos: “Eles têm um vasto legado para Alagoas, tanto na cultura quanto na educação. São merecedores desses títulos, e é um prazer imenso prestigiá-los”.
Douglas Apratto e Iara de Xavier
Douglas Apratto Tenório, atual vice-reitor do Cesmac, possui uma sólida trajetória acadêmica. Graduou-se em História pela Universidade Federal de Alagoas em 1972 e, anos depois, concluiu o mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1992. Dois anos depois, obteve o título de doutor na mesma instituição.
Com uma carreira dedicada à produção intelectual, Apratto já publicou mais de 30 obras, muitas delas em parceria com autores regionais e nacionais. Seu trabalho inclui ainda mais de 90 artigos veiculados em jornais, revistas e periódicos, além de seis artigos apresentados em anais de congressos. Ao longo dos anos, participou ativamente de bancas de qualificação e defesa de mestrado e doutorado, somando mais de 30 participações, além de marcar presença em mais de 40 eventos acadêmicos no Brasil e no exterior, como convidado e palestrante.
Por sua vez, a professora Iara de Xavier é reconhecida nacionalmente como uma referência no campo educacional. Com ampla experiência como docente, pesquisadora e gestora, ela tem contribuído de forma significativa para a construção de políticas e práticas voltadas à melhoria do ensino superior no Brasil.
Doutora em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Iara atualmente é diretora executiva da EDUX21 Consultoria Educacional. Sua atuação se estende por importantes entidades do setor, como a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), a Associação Brasileira das Faculdades (Abrafi) e o Instituto Êxito de Empreendedorismo.
Ao longo de sua carreira, já recebeu diversos títulos de Doutor Honoris Causa e tem se destacado como conferencista e autora de obras que enriquecem o debate educacional no país.