O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, informou nesta sexta-feira (16) que os valores referentes a empréstimos consignados destinados ao Banco Master estão atualmente suspensos. A medida foi tomada em razão de indícios de impropriedades nos contratos.
O Banco Master teve sua liquidação extrajudicial decretada pelo Banco Central (BC) em 18 de novembro de 2025. O INSS busca agora, junto ao administrador judicial, resolver a situação antes de optar pelo cancelamento definitivo dos acordos.
A declaração do presidente do instituto foi compartilhada com o portal Metrópoles por meio de um áudio encaminhado pela assessoria da autarquia. Na gravação, Waller Júnior afirma que as novas operações com o Master já haviam sido interrompidas anteriormente. “Os contratos com o Banco Master novos já estão suspensos desde setembro. O repasse desse valor está paralisado para o Banco Master. Mas a gente tentou, ainda antes da liquidação, que o Banco Master comprovasse a assinatura daqueles que fizeram o crédito consignado”, afirmou.
O dirigente explicou que o INSS solicitou por três vezes ao banco a comprovação das assinaturas dos aposentados e pensionistas que teriam contratado o empréstimo, mas não obteve resposta adequada. “Os contratos que eles [Banco Master] juntaram para a gente não diz nada. Não diz taxa de juros, não diz custo efetivo da transação. E pior, não tem a comprovação da assinatura do nosso aposentado e pensionista”, completou.
Devido à inconsistência documental, foi decidida a interrupção dos repasses financeiros.
Atualmente, o INSS busca contato com o liquidante judicial do Banco Master para agendar uma reunião e avaliar a possibilidade de regularizar a comprovação das assinaturas. “Não comprovando, o INSS vai cancelar o crédito consignado e esse valor que foi retido volta aos braços, ao bolso do nosso aposentado e pensionista”, esclareceu Waller Júnior.
O Banco Central designou como responsável pela liquidação a empresa EFB Regimes Especiais e Empresas, que tem como representante técnico Eduardo Félix Bianchini.
Antecedentes da liquidação
A decretação da liquidação extrajudicial do Banco Master ocorreu em 18 de novembro de 2025, no contexto de investigações que apontam para um suposto esquema de emissão e negociação de títulos de crédito irregulares envolvendo instituições do Sistema Financeiro Nacional (SFN).

