Presa na Itália, nesta terça-feira (29/7), a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) agora precisa aguardar uma decisão da Justiça italiana sobre sua extradição. As autoridades do país têm até 48 horas para decidir se vão soltar Zambelli, se ela vai para prisão domiciliar ou se aceita o pedido de extradição do Brasil.
Chegando ao Brasil, Zambelli volta a se submeter às leis do Brasil e à pena imposta a ela pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Além disso, a Câmara dos Deputados deverá analisar se Zambelli perde o cargo. A decisão do STF, na qual Zambelli e o hacker Walter Delgatti foram condenados, diz que a perda do mandato deve ser submetida à Casa.
Conforme publicou o colunista do Metrópoles Igor Gadelha, Zambelli foi presa nesta terça-feira (29/7) na Itália. A informação foi anunciada pelo deputado italiano Angelo Bonelli e confirmada pelo Ministério da Justiça.
“Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Informei o endereço à polícia e, neste momento, os policiais estão identificando Zambelli”, escreveu o parlamentar italiano em sua conta no X.
Zambelli foi condenada pelo STF a 10 anos de prisão e à perda do mandato parlamentar por ter invadido o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com Delgatti.
Após ser condenada, a deputada bolsonarista fugiu no início de junho para a Itália, país onde tem cidadania. O governo brasileiro tenta a extradição da parlamentar.
Fonte: Metrópoles