A Prefeitura de Maragogi, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu, na sexta-feira (29), um evento especial para homenagear as merendeiras do município, responsáveis por cuidar da alimentação dos alunos da rede pública de ensino.
Com o tema “Mestres da Cozinha também educam”, o evento contou com a participação de merendeiras, nutricionistas da Semed, do secretário municipal de Educação, Artur Cavalcante, da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Márcia Fidélis, e do chefe de gabinete, Ênio Cavalcante.
Cuidar da alimentação dos alunos da rede municipal de ensino tem sido um compromisso do prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira (PP), que tem cumprido o que preconiza o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Ministério da Educação, que oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública.
Nesse processo, as merendeiras – orientadas pelos nutricionistas do município – têm um papel fundamental, daí a importância da homenagem desta sexta-feira. De acordo com o Ministério da Educação, cabe ao nutricionista avaliar as possibilidades de alimentação de acordo com a realidade local e definir a melhor forma de utilizar os gêneros alimentícios.
“O ponto chave do PNAE é contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de práticas alimentares saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo”, destaca o ministério, em nota.

