Banner
Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    domingo, 7 dezembro
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    ANUNCIE
    • INÍCIO
    • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • BRASIL
    • CIDADES
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • MUNDO
    • Municípios
    • Política
    • SAÚDE
    • Turismo
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    Home»CIDADES»Prefeitura de Maceió anuncia avanços em políticas públicas para pessoas com deficiência
    CIDADES

    Prefeitura de Maceió anuncia avanços em políticas públicas para pessoas com deficiência

    2025-12-04T10:45:59-03:000000005931202512

    Uma série de ações voltadas à inclusão de pessoas com deficiência vem sendo executadas pela Prefeitura de Maceió, onde tiveram destaque nessa quarta-feira (3), data em que se celebra o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. As iniciativas abrangem áreas como assistência social, saúde, mobilidade, educação e participação em eventos públicos.

    A Secretaria da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc) é responsável por concentrar parte dessas políticas. Entre as medidas, estão recursos de acessibilidade implementados em grandes eventos da cidade, como espaços adaptados, rampas, totens em braille, intérpretes de Libras e transporte especializado.

    A pasta também mantém o projeto Inclusão em Ação, que leva serviços de saúde e cidadania às comunidades, como vacinação, exames básicos e atualização do Cadastro Único. Outro atendimento oferecido é a entrega de cordões usados para identificar pessoas com deficiência oculta ou com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

    Em paralelo, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar atua no suporte às pessoas com TEA, emitindo a Carteirinha do Autista e encaminhando famílias para atendimento nas Unidades Descentralizadas de Assistência Social (Udas).

    Na área da comunicação pública, jornalistas da Secretaria de Comunicação receberam capacitação sobre linguagem anticapacitista, por meio da formação “ABC do PCD – Letramento da Pessoa com Deficiência”.

    A Prefeitura também anunciou a criação da Casa do Autista, unidade em implantação ao lado do Hospital da Cidade, que oferecerá atendimento para crianças e jovens de 2 a 18 anos com diferentes níveis de suporte.

    Outras ações incluem a revitalização de praças com elementos de acessibilidade, como a pintura sensorial inaugurada no Conjunto Novo Jardim, inspirada em uma moradora com deficiência visual, e o projeto Praia Acessível, que disponibiliza cadeiras anfíbias para banho de mar.

    Na saúde, foram adquiridas 1.389 cadeiras de rodas para distribuição pelo programa de Órtese e Prótese do Pam Salgadinho, sendo mais de 600 entregues nos últimos meses. A Secretaria Municipal de Saúde também criou a Central de Inclusão e Acessibilidade, que disponibiliza intérpretes de Libras em consultas e procedimentos, inclusive por videochamada.

    No transporte, o DMTT registrou a emissão de 1.306 credenciais de estacionamento e mantém o cartão Vamu Especial, que garante gratuidade no sistema de ônibus. Todo o transporte coletivo em operação na capital possui elevadores para acessibilidade.

    Na educação, a Secretaria Municipal de Educação mantém 114 Salas de Recursos Multifuncionais, com atendimento especializado para estudantes com transtornos de aprendizagem, altas habilidades ou superdotação, atuando com professores especializados.

    As ações integradas têm o objetivo de ampliar o acesso aos serviços públicos e promover condições estruturais para inclusão de pessoas com deficiência no município.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    © 2025 Direitos reservados Politica Alagoana. Desenvolvido por MOBOX TECNOLOGIA

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.