O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realiza, na manhã desta segunda-feira (6/10), uma videoconferência com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A conversa marca uma nova etapa nas tratativas bilaterais, especialmente após os recentes acenos do republicano à abertura de negociações sobre tarifas comerciais.
Participam do encontro virtual o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Fernando Haddad (Fazenda) e Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação), reforçando o peso político da reunião.
Durante a passagem de Lula por Nova York, no final de setembro, para a Assembleia Geral da ONU, os dois líderes tiveram um breve encontro. Na ocasião, Trump elogiou a “boa química” com o presidente brasileiro e sugeriu a realização de uma reunião mais longa para discutir as tarifas de 50% impostas a produtos brasileiros.
O Palácio do Planalto já cogita um encontro presencial entre os chefes de Estado, possivelmente em um país neutro como a Malásia, durante a cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean). A intenção é avançar nos diálogos e aliviar as tensões comerciais entre os dois países.
As relações entre Brasil e Estados Unidos ficaram estremecidas nos últimos meses, especialmente após sanções aplicadas pela Casa Branca em resposta ao cenário político interno brasileiro, incluindo o julgamento de Jair Bolsonaro (PL), aliado de Trump. As tarifas em vigor desde agosto afetam produtos como café, carne e castanhas, levando o governo brasileiro a adotar medidas emergenciais, como crédito facilitado, adiamento de tributos e flexibilização em compras públicas.