A polícia comandada pelo Hamas montou guarda em uma rua da Cidade de Gaza neste sábado (11), em meio ao acordo de cessar-fogo com Israel. O objetivo é restabelecer a segurança e o controle civil após a retirada das tropas israelenses.
Um dos integrantes da unidade policial afirmou que “forças do [Ministério do] Interior” estavam se mobilizando “por toda a Faixa de Gaza… em áreas que não estão sob o controle da ocupação”, em referência a Israel.
“O maior efetivo está nos cruzamentos e mercados, para a segurança dos cidadãos, para que as pessoas em luto sintam que há lei”, disse ele em um vídeo obtido pela Reuters.
O recuo das tropas israelenses seguiu a primeira fase de um acordo mediado pelos Estados Unidos, firmado nesta semana para encerrar a guerra. Com a redistribuição das forças de Israel, começou a correr o prazo para o Hamas liberar reféns.
O Hamas deve libertar 20 reféns vivos em 72 horas e entregar os corpos de 26 detidos, sendo que o destino de outros dois é desconhecido. Em troca, o acordo prevê que Israel liberte 250 palestinos que cumprem longas penas em prisões e 1.700 detidos capturados durante o conflito.