A Polícia Militar de Alagoas (PM-AL), por meio do Batalhão de Polícia Escolar (BPEsc) e do Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), realizou nessa terça-feira (12) mais uma edição da Operação Paz nas Escolas. A iniciativa ocorreu um dia após o Dia do Estudante e reforça o compromisso com a segurança no ambiente escolar.
Durante a ação, também foi lançada a campanha “Viu. Denunciou. Protegeu”, que incentiva alunos, professores, pais e toda a comunidade escolar a reportar, de forma sigilosa, situações de risco, ameaças ou episódios de violência.
Ao longo das visitas, as equipes distribuíram materiais educativos e um bottom com o número de telefone (82) 98833-4157, acompanhado da mensagem: “Se você presenciar, ouvir ou souber de qualquer situação que possa colocar em risco os alunos, professores ou funcionários, denuncie!”.
A operação busca fortalecer o canal de comunicação entre a comunidade e a Polícia Militar, estimulando denúncias preventivas e ações rápidas para garantir um ambiente escolar seguro.
A major Noêmi Firmo, comandante do Batalhão de Polícia Escolar (BPEsc), esteve à frente das ações e ressaltou que a construção da paz, do respeito e da segurança no ambiente escolar é uma responsabilidade coletiva.
Segundo a oficial, a distribuição de adesivos com números de contato direto das forças de segurança tem o objetivo de facilitar o acesso da comunidade escolar à polícia e incentivar a comunicação em casos de necessidade. “Estamos enfatizando o ‘Viu. Denunciou. Protegeu’. Quanto mais essa mensagem for disseminada, mais chances teremos de frustrar possíveis atos criminosos ou situações de risco”, afirmou.
A Operação Paz nas Escolas contou com um contingente de 221 policiais, distribuídos em 76 guarnições, reforçando a presença e a atuação preventiva nas instituições de ensino da capital e da Região Metropolitana.
As atividades tiveram início na Escola Estadual Tarcísio de Jesus, mas alcançaram unidades da rede pública estadual, municipal e também escolas particulares, ampliando o alcance da ação e fortalecendo a cultura de paz.
“Nosso objetivo é reforçar a segurança no ambiente escolar. Durante todo o dia, todas as unidades do Comando de Policiamento Regional Metropolitano (CPRM) estarão mobilizadas, além das diretorias e setores administrativos da corporação. O nosso vínculo com a comunidade escolar vem se fortalecendo a cada dia, e esse trabalho de aproximação é fundamental para garantir um ambiente mais seguro para todos”, completou.