Animal foi encontrado debilitado na praia do Gunga e agora passará a viver com outros da mesma espécie em João Pessoa
O pinguim-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) resgatado no último dia 26 de julho na praia do Gunga, em Roteiro, Litoral Sul de Alagoas, foi transferido na manhã desta quarta-feira (6) para o Aquário de João Pessoa, na Paraíba. O animal agora passará a viver com outros indivíduos da mesma espécie em ambiente monitorado.
De acordo com o Instituto Biota de Conservação, o pinguim recebeu sua última alimentação em Alagoas antes de seguir viagem. A transferência foi articulada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), como parte dos protocolos de reabilitação e proteção à fauna marinha.

Resgate e cuidados
O animal foi encontrado debilitado e sozinho na faixa de areia por banhistas, que acionaram o resgate. Após ser recolhido por biólogos, ele foi encaminhado ao Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (CRAM), onde recebeu atendimento clínico e cuidados especializados.
Menos de uma semana depois, outro pinguim da mesma espécie foi localizado no litoral alagoano, desta vez na praia de Riacho Doce, em Maceió. No entanto, o animal já estava morto. Ele também foi recolhido e encaminhado ao CRAM, onde passou por necropsia para investigação da causa da morte.
Espécie migratória
O pinguim-de-magalhães é comum nas águas do Sul e Sudeste do Brasil durante o inverno, mas alguns acabam migrando para o litoral nordestino. No percurso, muitos se perdem do grupo e chegam às praias em estado de debilidade, com sinais de desnutrição e hipotermia.
Alerta sanitário
O Brasil permanece em estado de emergência zoossanitária devido à Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), uma doença viral que afeta aves silvestres e domésticas. Diante disso, o Instituto Biota reforça que, ao encontrar aves marinhas vivas ou mortas, a população não deve tocá-las. A orientação é entrar em contato com o instituto pelo telefone (82) 99115-2944, enviando fotos e localização exata, para que o resgate adequado seja realizado.