Banner
Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    terça-feira, 16 dezembro
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    ANUNCIE
    • INÍCIO
    • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • BRASIL
    • CIDADES
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • MUNDO
    • Municípios
    • Política
    • SAÚDE
    • Turismo
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    Home»ÚLTIMAS NOTÍCIAS»PGR vê risco de fuga, mas descarta presença de policiais dentro da casa de Bolsonaro
    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    PGR vê risco de fuga, mas descarta presença de policiais dentro da casa de Bolsonaro

    2025-08-29T15:04:12-03:000000001231202508

    O procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirmou nesta terça-feira (26) que há “risco concreto de fuga” do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas considerou desnecessária a presença de policiais federais no interior da residência do ex-mandatário, localizada em um condomínio no Distrito Federal.

    A manifestação foi enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF) em resposta a um pedido da Polícia Federal, que havia solicitado autorização para manter agentes dentro da casa. A decisão final caberá ao relator do caso, ministro Alexandre de Moraes.

    Gonet defendeu que a prisão domiciliar é uma medida cautelar suficiente e descartou a necessidade de transferência de Bolsonaro para uma unidade prisional. O procurador recomendou, no entanto, o reforço da vigilância no entorno da residência.

    “Não se aponta situação crítica de segurança no interior da casa. Ao que se deduz, a preocupação se cingiria ao controle da área externa à casa (…). Justifica-se, não obstante, o acautelamento das adjacências, como a rua em que a casa está situada e até mesmo da saída do condomínio”, escreveu Gonet no parecer.

    Segundo o procurador, medidas cautelares já estão em vigor e garantem a integridade do ex-presidente, sem necessidade de presença contínua de agentes em sua casa. Como alternativa, Gonet sugeriu que a Polícia Federal realize monitoramento visual externo em tempo real, sem gravação, e tenha livre acesso ao condomínio em caso de necessidade.

    Risco de fuga

    No documento, a Procuradoria-Geral da República citou as preocupações da PF sobre um possível plano de fuga de Bolsonaro para a Argentina, mencionando a minuta de pedido de asilo ao presidente Javier Milei.

    “É sabido, igualmente, que o ex-presidente já demonstrou proximidade com dirigentes de países estrangeiros, tendo acesso facilitado a embaixadas, como se viu, com relação à da Hungria, em outra oportunidade”, registrou o parecer.

    Apesar do alerta, Gonet avaliou que as medidas mais duras sugeridas pela PF não se sustentam. Para ele, o monitoramento das áreas externas é suficiente diante do contexto atual.

    O ministro Alexandre de Moraes ainda não decidiu sobre o pedido.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    © 2025 Direitos reservados Politica Alagoana. Desenvolvido por MOBOX TECNOLOGIA

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.