A Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira (12) Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como o “Careca do INSS”, e o empresário Maurício Camisotti, durante nova etapa da investigação que apura fraudes bilionárias envolvendo aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Batizada de Operação Cambota, a ação é um desdobramento da Operação Sem Desconto, deflagrada no primeiro semestre deste ano. A operação foi autorizada pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), e inclui o cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo e no Distrito Federal.
Segundo comunicado da Polícia Federal, o foco da nova fase é investigar crimes como impedimento ou embaraço à investigação de organização criminosa, ocultação e dilapidação de patrimônio, e possíveis tentativas de obstrução da Justiça por parte de alguns dos envolvidos.
Além das prisões, a PF pretende aprofundar as apurações sobre o funcionamento do esquema e o possível envolvimento de servidores públicos e empresários na operação que causou prejuízos milionários aos cofres da Previdência Social.