A maioria dos brasileiros, mais da metade dos trabalhadores, ainda não consegue chegar ao fim do mês com dinheiro no bolso. De acordo com uma pesquisa da SalaryFits, em parceria com a Serasa Experian, 54% dos empregados com carteira assinada ou que trabalham como Pessoa Jurídica (PJ) gastam todo o salário antes do mês acabar.
Apesar de ser a menor porcentagem desde 2018, quando a pesquisa começou, o número ainda é considerado alto pelo CEO da SalaryFits, Délber Lage. Para se ter uma ideia, em 2024, essa porcentagem era de 62%, o que mostra uma melhora de 8 pontos percentuais.
Para conseguir se sustentar, muitos brasileiros estão buscando alternativas. A pesquisa mostra que 49% dos entrevistados usam outras fontes de renda para fechar o mês. É o caso de Santos, que faz bicos como DJ nos fins de semana e consegue ganhar entre R$ 1 mil e R$ 1,4 mil por mês, o que ajuda a “segurar as contas”. Além dos bicos, as pessoas também recorrem a outras saídas financeiras como: Cartão de crédito (23%); Cheque especial (12%); Empréstimos; Ajuda de familiares; Trabalho freelancer (8%); Adiantamento salarial (3%).
Segundo Délber Lage, a falta de dinheiro no fim do mês aumenta o risco de inadimplência. Ele defende que a solução para esse problema está na educação financeira e na oferta de melhores produtos de crédito.