Pesquisa de campanha ou de consumo interno tem valor, no máximo, para “animar” a tropa e as vezes causa dor de cabeça desnecessária a quem faz a divulgação indevida dos resultados. Que o diga o governador Renan Filho, alvo de processo na Justiça Eleitoral porque “comemorou” resultados de pesquisa da campanha de candidato a prefeito de Maceió.
Para tirar dúvidas, o alagoano costuma esperar por pesquisas com um pouco mais de credibilidade. Mesmo com poucos dias de corrida eleitoral, todos nós queremos saber quem está à frente em Maceió: JHC, Gaspar? Ou será que Davi e Cícero conseguiram virar?
A próxima pesquisa a ser divulgada na capital de Alagoas deve tirar todas as dúvidas, sem nenhum questionamento de sua credibilidade. No dia 9 (sexta) sai o levantamento do Ibope, encomendado pela TV Gazeta. Os primeiros números devem ser divulgados o AL TV 2a Edição.
E sim, a pesquisa trará ainda alguns pontos que deixarão muitas dúvidas. No questionário registrado no TSE, o Ibope listou o nome de todos os dez candidatos a prefeito registrados no TRE, Incluindo Cícero Almeida (DC), que desiste num dia e no outro muda de ideia.
Como Cícero é um dos mais conhecidos e tem algum peso eleitoral, a inclusão de seu nome, ainda que ele não seja candidato, de fato ou de direito, deve contaminar um pouco o resultado neste momento da corrida.
Outro fator é o nível de conhecimento dos candidatos. Davi Davino Filho (PP), por exemplo, passou a assinar como Davi Filho, o que pode lhe tirar algumas menções.
Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB), preferiu manter na urna o nome pelo qual era mais conhecido, o que pode neutralizar perdas decorrentes desse tipo de mudança no início de uma campanha.
Mais duas
De acordo com a diretora de jornalismo da TV, Maria Goretti de Oliveira, ao longo da campanha serão realizadas três pesquisas do Ibope, sendo a primeira no dia 9 e a última no dia 12 ou 13 de novembro.
A emissora ainda não conseguiu confirmar a realização do debate ou de entrevistas com os candidatos a prefeito, em função de normas internas e de orientações da Rede Globo, em função das medidas sanitárias para evitar o contágio pelo novo coronavírus.
“Estão sendo estudadas alternativas, mas no momento as entrevistas estão suspensas e esperamos um acordo entre os candidatos para confirmar o debate”, pondera Goretti.
A Rede Globo definiu que os debates só serão viáveis com a presença de até 4 candidatos. Em Maceió são pelo menos 8 candidatos com direito a participar do evento. Nesse caso, a Gazeta só deverá realizar o debate previsto para 12 de novembro se houver acordo entre eles.
Fonte – Blog do Edivaldo Júnior