O atual governo federal, liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é percebido como mais eficiente no combate à corrupção e na Justiça do que a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). É o que revela a pesquisa Latam Pulse, realizada em parceria pelos institutos AtlasIntel e Bloomberg, divulgada na quinta-feira (28).
Segundo o levantamento, 52% dos entrevistados afirmam que o governo Lula se sai melhor nessa área em comparação com o governo Bolsonaro, enquanto 44% consideram a gestão atual pior nesse quesito. Outros 5% não souberam responder ou avaliaram ambas as administrações como iguais.
A pesquisa também mostra que Lula é melhor avaliado em relação às relações internacionais e ao comércio exterior, mesmo diante de tensões recentes com os Estados Unidos e o impacto do aumento de tarifas imposto por Donald Trump. Nessas áreas, 56% e 55% dos entrevistados, respectivamente, apontam o governo atual como superior ao de Bolsonaro.
Entre as 18 áreas investigadas, apenas três foram consideradas piores no governo Lula: impostos e carga fiscal (48%), responsabilidade fiscal e controle de gastos (46%) e segurança pública (44%).
Apesar das avaliações positivas em alguns setores, o índice de aprovação do presidente Lula apresentou queda em agosto, em relação a julho. O levantamento registrou aprovação de 47,9%, ante 50,2% no mês anterior. A desaprovação subiu de 49,7% para 51%.
A pesquisa foi realizada entre 20 e 25 de agosto, com 6.238 respostas obtidas por meio de recrutamento digital aleatório (Atlas RDR). A margem de erro é de 1 ponto percentual, com nível de confiança de 95%.


