O Ministério da Previdência Social, por meio da Perícia Médica Federal, realiza mutirão no próximo fim de semana (4 e 5 de outubro), em Maceió.
Serão disponibilizadas 3.200 vagas para segurados que já possuíam agendamento marcado, mas com tempo de espera elevado. Os atendimentos periciais serão realizados nas agências da Previdência Social de Tabuleiro e Jatiúca, as duas na capital alagoana.
Os mutirões são realizados de forma conjunta, entre a Perícia Médica Federal e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e visa garantir mais agilidade na análise dos benefícios. A iniciativa integra o esforço contínuo para reduzir a fila de espera e otimizar o atendimento à população.
Somente este ano (de janeiro a agosto), a Perícia Médica Federal já realizou 56.387 perícias em formato de mutirão. A maior parte dos atendimentos ocorreu no Maranhão: 6,7 mil. No Ceará e na Bahia foram 6,2 mil perícias. No Rio de Janeiro foram 4,7 mil. Em 2024, foram 47.634 perícias e em 2023, 14.296.
SERVIÇO
Os segurados que desejarem antecipar suas perícias, podem entrar em contato pelo telefone 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. Também podem acessar o serviço pelo Meu INSS, no site ou aplicativo para celular. Ao confirmar o agendamento da avaliação médico pericial, o requerente deverá comparecer à agência no dia e horário marcados.
Fonte: Jornal Extra de Alagoas