A 9ª Delegacia Regional de Polícia (9ª DRP) de Viçosa deflagrou, nesta quinta-feira (8), a Operação Mãos que Protegem. O objetivo foi cumprir cinco mandados judiciais, sendo três de prisão preventiva e dois de busca e apreensão, direcionados a adolescentes infratores.
A ação foi coordenada pelo delegado Fernando Lustosa e pela delegada-adjunta Ana Carolina Sekeff, ambos da 9ª DRP. A investigação teve início após uma comunicação do Conselho Tutelar, que informou sobre a suposta ocorrência de um estupro coletivo contra uma criança de 11 anos, no município de Viçosa, em setembro de 2025.
De acordo com as apurações, o crime teria sido praticado por um grupo composto por autores entre 18 e 21 anos de idade, além de dois adolescentes infratores.
A partir da denúncia, foi instaurado um inquérito policial. No procedimento, foram ouvidas a vítima, familiares e testemunhas, além da realização de exame de corpo de delito. Com a confirmação da materialidade do crime e dos indícios de autoria, a Justiça expediu as medidas cautelares: prisão preventiva para os adultos e apreensão para os adolescentes.
A operação resultou no cumprimento de quatro mandados no município de Viçosa. Outra equipe da 9ª DRP deslocou-se até o município de Joaquim Gomes, onde, com o apoio do 110º Distrito Policial (110º DP), cumpriu um mandado de prisão preventiva.
Todos os envolvidos passaram por audiências de custódia, e as medidas foram mantidas pela Justiça. “Agora, estão sendo adotados os trâmites finais para o encaminhamento dos adultos ao sistema prisional e dos adolescentes infratores ao Centro de Internação Provisória”, informou o delegado Fernando Lustosa.

