Uma operação do Programa Na Base do Sossego, da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL), resultou na apreensão de dez equipamentos de som nos dias 10 e 11, em bairros de Maceió. A ação foi realizada de forma integrada com o Comando do Policiamento da Região Metropolitana (CPRM).
As fiscalizações ocorreram nos bairros do Jacintinho, Cidade Universitária e Fernão Velho, onde foram recolhidos cinco aparelhos de som residencial e cinco paredões, utilizados de forma irregular e em desacordo com as normas de combate à poluição sonora.
Coordenado pela Chefia de Articulação de Políticas de Prevenção da SSP, o programa busca promover segurança e harmonia nas comunidades por meio de ações preventivas, orientações, visitas e diálogo com moradores, além da fiscalização.
De acordo com o capitão Alex Acioli, chefe da Articulação de Polícia Comunitária da SSP, a iniciativa é essencial para evitar que a poluição sonora desencadeie outros tipos de violência. Ele ressaltou que as ações têm sido intensificadas, especialmente em períodos de festas, quando há maior risco de uso excessivo de som alto.

