A operação nacional “Mata Atlântica em Pé”, realizada nesta segunda-feira (29), em Maceió, flagrou uma área de desmatamento de 3,21 hectares, o que equivale a três campos e meio de futebol. As fiscalizações serão realizadas pelos próximos 15 dias, chegando a 20 municípios do estado.
Segundo o Ministério Público de Alagoas (MPAL), que participou da ação, a primeira área vistoriada fica na região do Jardim Petrópolis, onde foi localizado o dano ambiental. O proprietário do terreno recebeu auto de infração do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) no valor de R$ 20 mil e poderá responder nas esferas civil e criminal.
A localização do desmatamento foi identificada ainda na fase interna da operação, a partir de dados da Polícia Federal obtidos por sistemas de satélite como o “Brasil Mais” e o “MapBiomas”. Em campo, os agentes utilizam drones para verificar a extensão do impacto ambiental.
A “Mata Atlântica em Pé” está em sua 8ª edição e ocorre simultaneamente em 17 estados brasileiros. Em Alagoas, participam o MPAL, o Ministério Público Federal (MPF), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o IMA e o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).