Uma organização criminosa com atuação discreta no município de Palmeira dos Índios, no Agreste de Alagoas, foi alvo de uma grande ofensiva policial nas primeiras horas desta quinta-feira (18). A ação, batizada de Operação Casmurro, foi deflagrada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-AL).
Ao todo, estão sendo cumpridos 29 mandados judiciais, sendo nove de prisão e 20 de busca e apreensão, autorizados pela 17ª Vara Criminal da Capital. As ordens foram expedidas a partir de provas técnicas reunidas ao longo de meses de investigação.
De acordo com a SSP, o grupo é investigado por envolvimento com o tráfico de drogas e outros crimes. Os suspeitos adotavam um perfil reservado, com pouca comunicação e mínima exposição, estratégia que dificultava o trabalho policial e ajudava a manter as atividades criminosas longe dos holofotes.
A operação mobilizou cerca de 120 agentes de segurança e reúne forças de diferentes unidades. Participam da ação equipes da Chefia Geral de Inteligência Integrada da SSP, da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), da Polícia Civil e do 10º Batalhão da Polícia Militar.
Pela PM, atuam efetivos do 10º BPM, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), da Companhia de Policiamento de Choque, com apoio do Canil, além da ROTAM, RAIO, Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), 3º BPM e das 3ª e 7ª Companhias Independentes.
A Polícia Civil participa com equipes da Seção de Capturas da DRACCO, do Tático Integrado de Grupos de Resgate Especial (TIGRE), do 5º Distrito Regional de Polícia (DRP) e da Delegacia de Polícia Judiciária da Área 3 (DPJ 3). A operação conta ainda com suporte aéreo do Departamento Estadual de Aviação (DEA).
As diligências seguem em andamento, e novas informações devem ser divulgadas pelas autoridades ao longo do dia.

