O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ironizou nesta segunda-feira (6) a ativista sueca Greta Thunberg, chamando-a de “criadora de confusão” e sugerindo que ela “precisa de um médico”. A reação de Trump ocorreu após Greta acusar Israel de tentar “eliminar toda uma população” ao comentar a situação na Faixa de Gaza.
As declarações de Trump foram dadas em entrevista coletiva na Casa Branca, onde ele questionou a motivação da jovem. “Ela é apenas uma encrenqueira, você sabe. Quer dizer que ela não está mais envolvida com o meio ambiente? Agora está nisso. Ela tem um problema de controle de raiva. Acho que deveria procurar um médico”, disse Trump. Ele completou que Greta é “uma pessoa jovem, mas tão irritada, tão louca. […] Ela é só uma encrenqueira”.
As críticas de Trump surgem no mesmo dia em que Greta desembarcou em Atenas, na Grécia, onde foi recebida por manifestantes com bandeiras palestinas. A ativista e outros 135 integrantes da chamada Flotilha Global Sumud foram deportados por Israel após serem detidos em águas internacionais enquanto navegavam rumo à Faixa de Gaza com ajuda humanitária.
Ao chegar à Grécia, Greta afirmou à imprensa que “Israel está tentando eliminar toda uma população”, referindo-se aos palestinos. Ela também declarou que “enquanto Israel intensificava seu genocídio e destruição em massa, violou o direito internacional ao impedir que a ajuda humanitária entrasse no território onde as pessoas estão morrendo de fome”.