O Nubank atingiu um marco histórico em outubro, tornando-se a empresa mais valiosa do Brasil em termos de valor de mercado, com valuation de **US$ 76,7 bilhões** (R$ 409 bilhões). O valor de mercado do banco digital superou a Petrobras (US$ 74,7 bilhões) e o Itaú (US$ 73,1 bilhões), segundo cálculos da Elos Ayta Consultoria.
Na América Latina, o Nubank é a segunda maior empresa, atrás apenas do Mercado Livre (US$ 116 bilhões), e mantém a liderança no ranking entre os bancos. O crescimento é impulsionado por resultados trimestrais que superaram as projeções e pelo marco de ultrapassar 100 milhões de correntistas, superando Banco do Brasil e Itaú.
O mercado financeiro tem apostado no Nubank devido ao seu crescimento relevante, margens maiores, receitas diversificadas e expansão regional, especialmente no México e na Colômbia. O movimento de solicitar um charter bancário nos EUA também mudou a percepção de mercado, sinalizando uma possível escala global para a fintech.
A valorização de 6% do Nubank em outubro também foi influenciada por recompras de ações e um otimismo do sell side, que elevou as projeções de lucro e receita por cliente. No balanço mais recente, a companhia registrou lucro líquido de US$ 637 milhões, alta de 42% na base anual. O avanço da empresa com Inteligência Artificial (IA), incluindo a aquisição da Hyperplane, também tem sido visto como um ponto positivo.
Na contramão, a Petrobras recua 5,5% no mês e mais de 18% no acumulado de 2025. A estatal tem sido impactada pelo corte nas projeções do preço do petróleo Brent, que atualmente opera abaixo de US$ 65, devido ao excesso global de oferta, segundo especialistas da S&P Global.













