Já estão em vigor as novas normas que regulam a emissão de vistos de imigração para os Estados Unidos. As regras atingem cidadãos de 74 países, com maior impacto em nações da África e da Ásia. Na América do Sul, Brasil, Uruguai e Colômbia também estão incluídos na lista. As mudanças, entretanto, não afetam pedidos de visto de turismo, trabalho temporário ou vistos de imigrante que já estejam válidos.
De acordo com comunicado divulgado pela representação diplomática dos Estados Unidos no Brasil, os interessados podem continuar protocolando suas solicitações e comparecendo normalmente às entrevistas previamente agendadas em embaixadas e consulados norte-americanos.
Apesar disso, o órgão informou que, enquanto a orientação do Departamento de Estado dos Estados Unidos estiver em vigor, nenhum visto de imigração será efetivamente concedido.
A decisão do Departamento de Estado modifica o trâmite de pedidos de residência permanente para cidadãos de países classificados pelo governo americano como de “alto risco de utilização de benefícios sociais”.
Na última semana, o presidente Donald Trump reafirmou a medida por meio de uma rede social, ressaltando que imigrantes devem comprovar capacidade de se manter financeiramente e não podem, segundo ele, “representar um fardo financeiro para os norte-americanos”.

