O mural com a personagem Wandinha, localizado em um prédio na Rua Ana Cintra, no centro de São Paulo, já começou a ser apagado. A Prefeitura de São Paulo aplicou uma multa de R$ 190 mil ao proprietário do edifício, alegando que o desenho viola a Lei Cidade Limpa, que proíbe a exibição direta ou indireta de nomes, marcas, logotipos, produtos ou serviços comerciais em intervenções artísticas, como grafites e murais.
Atualmente, só é possível enxergar um pouco da cor roxa da obra, parcialmente coberta por tinta bege claro, similar à cor da fachada do prédio.
A remoção está sendo realizada dentro do prazo de cinco dias determinado pela prefeitura para a retirada da obra.
Durante a semana, a Netflix chegou a compartilhar fotos do mural em suas redes sociais oficiais, destacando a presença da personagem na cidade. “Tão bom ver o humor contagiante da Wandinha tomando as ruas de São Paulo”, escreveu a plataforma.
O desenho retrata a personagem Wandinha, conhecida da Família Addams, que ganhou uma série própria em 2022 com a atriz Jenna Ortega no papel principal. A obra inclui a frase “Viaduto praia? Realmente fascinante”. Na quarta-feira (6), foi lançado o primeiro episódio da segunda temporada da série na plataforma de streaming.
A autora da arte é Aline Bispo, que em seu perfil nas redes sociais celebrou a trajetória da personagem. Ela explicou que assistiu muito à Família Addams na infância e que, para criar a figura de Wandinha, buscou elementos relacionados à formação da própria família, como o olhar satírico e a relação com preconceitos enfrentados por famílias imigrantes latinas, especialmente mexicanas, nos Estados Unidos. Aline disse ainda que se identifica com Wandinha tanto por essas questões quanto pelo “desencaixe intencional em relação ao mundo”.