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Movimentação econômica do Dia dos Pais em Maceió deve chegar a R$ 30,3 milhões, aponta Instituto Fercomércio

by Laura Gabrielle
01/08/2025
in Notícias, Municípios
Reading Time: 3 mins read
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Movimentação econômica do Dia dos Pais em Maceió deve chegar a R$ 30,3 milhões, aponta Instituto Fercomércio

O comércio de Maceió deve registrar um impacto financeiro de R$ 30,3 milhões com as compras para o Dia dos Pais, de acordo com levantamento do Instituto Fecomércio de Alagoas, divulgado nessa quinta-feira (31).

A projeção de vendas para o Dia dos Pais em 2025 é 25,5% menor do que a registrada em 2019, quando o volume financeiro estimado chegou a R$ 40,7 milhões. A queda foi apontada pela Pesquisa de Intenção de Compras, segundo dados da Fecomércio Alagoas.

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A pesquisa apontou uma queda de 8,7% em comparação com os anos de 2021 e 2022. De acordo com o Instituto Fecomércio, o recuo pode estar relacionado ao orçamento mais apertado das famílias, pressionado por dívidas acumuladas, inflação persistente e menor capacidade de consumo. 

Diante desse cenário, muitos consumidores têm deixado de lado as compras sazonais para priorizar necessidades básicas.

A escolha dos presentes também pesa na diferença de gastos entre as datas comemorativas. Enquanto o Dia das Mães costuma impulsionar compras de maior valor, como eletrodomésticos, eletrônicos e itens de beleza, o Dia dos Pais é marcado por produtos de menor custo, como roupas, calçados e acessórios. Esse aspecto cultural ajuda a explicar a menor movimentação financeira associada à data.

Mesmo com Maceió sendo o principal polo do comércio formal em Alagoas, a queda no consumo nas cidades do interior acaba refletindo também na capital. Esse enfraquecimento da demanda em outras regiões impacta de forma indireta as vendas em Maceió, especialmente em períodos como o Dia dos Pais.

Comportamento de consumo

Entre os entrevistados que afirmaram não ter intenção de comprar presentes para o Dia dos Pais (36% do total), a maioria, 66,3%, justificou a decisão por não ter a quem presentear. Outros motivos incluem o hábito de não presentear (15,47%), a preferência por comemorar de outra forma (9,39%), o endividamento (4,42%), a adoção de um consumo mais cauteloso (2,76%) e o desemprego (1,66%), segundo dados da pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio.

Entre os 64% de consumidores que planejam comprar presentes para o Dia dos Pais, a maioria (75,16%) pretende adquirir um único item, enquanto 20,5% devem comprar dois, e apenas 4% planejam gastar com três presentes. Quanto ao valor a ser investido, 29,15% dos entrevistados pretendem desembolsar entre R$ 101 e R$ 150; 22,88% devem gastar entre R$ 51 e R$ 100; e 20,38% estimam investir entre R$ 151 e R$ 200.

As roupas lideram a lista de presentes para o Dia dos Pais, sendo a escolha de 52,6% dos consumidores. Em seguida, aparecem perfumes (16,16%), calçados (10,96%), relógios e pulseiras (7,12%), carteiras e cintos (5,75%), além de eletrônicos como TVs, tablets e videogames (2,19%) e livros (0,55%). Para o pagamento, a maioria deve optar pelo cartão de crédito, com 29,94% parcelando a compra, 23,45% usando o débito e 9,32% recorrendo ao crédito rotativo. Pix (29,38%) e dinheiro em espécie (7,63%) também serão formas de pagamento escolhidas.

A preferência dos consumidores para as compras do Dia dos Pais deve se concentrar principalmente nos shoppings, que atraem 42,74% dos compradores, seguidos pelo centro da cidade, com 37,04%. As compras online aparecem em terceiro lugar, com 13,68%, enquanto lojas de bairro e galerias representam 5,98% da escolha dos clientes. 

Na hora de decidir onde comprar, os consumidores priorizam a qualidade dos produtos (33,88%), as promoções (23,63%) e os preços competitivos (21,79%).

A maior parte das pessoas pretende celebrar o Dia dos Pais em ambientes familiares, com 35,64% escolhendo a casa dos próprios pais e 29,09% optando por comemorar em seu próprio lar. Outros locais familiares incluem a casa de parentes (2,91%) e a de amigos (1,09%). Para aqueles que planejam sair, as opções mais procuradas são restaurantes (23,64%), seguidos por clubes e praias (4,36%), shoppings (1,82%) e viagens (1,45%).

Tags: comércioDia dos paisMaceió
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