João Pereira da Silva, ex-prefeito de Santa Luzia do Norte e um dos líderes mais conhecidos da região, faleceu na tarde desta quarta-feira (10), aos 75 anos, vítima de um infarto fulminante. Ele estava a caminho de sua residência quando sofreu o mal súbito. Sua morte repentina deixou a cidade em choque e com uma grande sensação de perda.
João Pereira completaria 76 anos no próximo dia 15 de outubro. Ele foi o primeiro prefeito quilombola de Alagoas, eleito em 2012 pelo Partido dos Trabalhadores (PT), e deixou um legado de resistência e luta pela comunidade quilombola local. Sua trajetória de vida e política sempre foi marcada pela superação, tendo começado a trabalhar desde cedo para ajudar a família.
Nascido na comunidade quilombola de Santa Luzia do Norte, João era neto de ex-escravizados e, ao longo da vida, exerceu diversos ofícios, como ajudante de padaria e eletricista de automóveis. Após quatro tentativas frustradas, ele finalmente conseguiu assumir a prefeitura em 2013, realizando o sonho de governar sua cidade natal. Durante seu mandato, foi amplamente admirado pela população, que o via como um líder acessível e comprometido.
Homenagens e luto oficial
Em razão do falecimento de João Pereira, o prefeito atual de Santa Luzia do Norte, Francis Correia, manifestou pesar e destacou que “a memória de João permanecerá viva na história do município e no coração de todos os que tiveram o privilégio de conhecê-lo”. Como forma de respeito e reconhecimento ao legado do ex-prefeito, foi decretado luto oficial no município.
A comunidade, juntamente com a Prefeitura, se une para oferecer apoio à família de João Pereira neste momento de grande sofrimento, lembrando o impacto que ele teve na vida de todos que conviveram com ele.