A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro usou as redes sociais nessa terça-feira (22) para elogiar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux, após ele ser o único integrante da Primeira Turma da Corte a votar contra as medidas restritivas impostas ao ex-presidente Jair Bolsonaro pelo ministro Alexandre de Moraes.
“Fux está sendo um facho de lux no STF?!”, escreveu Michelle em seu perfil no Instagram, fazendo um trocadilho para elogiar a atuação do magistrado. Em outra publicação, ela já havia se referido ao ministro como “uma fagulha de bom senso”, ao comentar sua postura em casos recentes, como o da mulher que pichou a estátua do STF.
Na semana passada, Bolsonaro foi alvo de nova operação da Polícia Federal, autorizada por Moraes, e teve uma série de medidas cautelares determinadas, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica, proibição de entrevistas, bloqueio do uso de redes sociais, restrição de contato com diplomatas, embaixadores e outros investigados pelo Supremo.
Luiz Fux foi o único a divergir dos colegas da Primeira Turma, classificando as medidas impostas a Bolsonaro como “desproporcionais”.
A manifestação de Michelle ocorre em meio ao crescente protagonismo político da ex-primeira-dama, que tem se posicionado publicamente em defesa do marido e contra decisões do STF, especialmente as oriundas do gabinete de Alexandre de Moraes.