O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reafirmou nesta quinta-feira (9/10) que o governo federal seguirá prestando apoio ao estado de São Paulo. A declaração foi feita após informações indicarem que o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) teria atuado nos bastidores para dificultar a aprovação da chamada “MP do IOF”, que perdeu validade na última quarta-feira (8/10).
Segundo Haddad, a postura do governador paulista foi contrária ao interesse do país ao favorecer setores do mercado financeiro. “Quero dizer com muita clareza: nós vamos continuar ajudando o estado de São Paulo”, afirmou o ministro em conversa com jornalistas.
Ele reforçou sua crítica à atuação de Tarcísio: “Mesmo com a notícia de que um governador do estado agiu, na minha opinião, em detrimento dos interesses nacionais para proteger a Faria Lima, nós não vamos prejudicar o estado de São Paulo”.
O titular da Fazenda também destacou que São Paulo tem recebido atenção diferenciada da atual gestão federal. Para ele, “nunca teve um tratamento como teve por parte desse governo”. Haddad ainda ressaltou que a diretriz do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é clara quanto à imparcialidade no trato com os estados: “sempre foi de jamais discriminar um governador pela sua bandeira partidária”.
Mais cedo, nesta quinta, o presidente Lula também comentou a rejeição da medida provisória do IOF e sinalizou que o governo se reunirá na próxima semana para avaliar alternativas à perda de arrecadação. O presidente viaja para Roma neste fim de semana.